Convites de sucesso

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Convites de sucesso

Mensagem  Bressan em Sex Dez 19, 2008 10:03 am

Em Boas-maneiras, o convite é uma forma de se distinguir uma pessoa, comunicando-lhe que a sua presença em um evento social de nossa iniciativa nos causará prazer e nos deixará honrados e felizes. Se forem dois ou mais os anfitriões, isto com certeza será verdade pelo menos para um deles. No mundo oficial, no entanto, o cerimonial tem critérios políticos e o conceito de convite nesse meio não leva “felicidade” em consideração. Por isso não é adequada ao convite oficial a expressão “têm o prazer de convidar”, preferindo-se “têm a honra de convidar” ou simplesmente ”convidam”.

Embora não exista tal classificação nos livros que tratam do assunto, para melhor situar a matéria desta página, classifique os convites pelo seu grau de formalidade e também em referência à sua procedência.. Pela sua formalidade, ou seja, pelo rigor de sua redação dentro de um padrão solene de tratamento, seriam “formais” e “informais”. Considerada a autoria do convite, os formais seriam “oficiais” em que uma autoridade é anfitriã, “corporativos” se o anfitrião representa uma entidade privada; e “pessoais” quando os anfitriões convidam na categoria de simples cidadãos.

Um convite oficial é necessariamente formal. Mas o convite corporativo pode ocorrer nas duas modalidades:
ele é informal, por exemplo, se o gerente de uma empresa quer receber seus subordinados, informalmente, para um churrasco, e faz o convite pessoalmente aos funcionários de cada setor da empresa, ou mediante um convite no quadro de avisos. Os convites pessoais são formais para a maioria dos eventos mais significativos na vida das pessoas, e costumam ser informais para jantares íntimos, aniversários, etc.

A lista de convidados é uma das primeiras providências no planejamento de um evento social para o qual se deseja um comparecimento seleto de pessoas. O número dos que comparecerão é um elemento fundamental para os cálculos do espaço, dos custos e, sobretudo, para a quantidade de convites que se mandará fazer.

Convites formais: Estes são escritos na terceira pessoa, impressos com tinta preta em cartão dobrado branco, ou bege pálido (cartão cru), e letras em tipo conservador. Devem ser entregues em dois envelopes; o envelope interno não leva cola.

Os convites formais, independentemente do grau de importância da cerimônia, devem ser feitos com antecedência de no mínimo vinte dias, e mais tempo se implicam o deslocamento do convidado de algum ponto distante. Quando feito com menor prazo, dará a impressão ao convidado de que foi lembrado de última hora, ou porque foi esquecido inicialmente ou porque foi chamado para ocupar o lugar de outro que declinou aceitar. A encomenda à gráfica deve ter antecedência de uns três meses. É importante examinar com muita atenção uma prova dos convites antes da impressão.

Convites formais, principalmente aqueles contidos em envelopes maiores que o comum, devem ser entregues em mão.

São muitas as variações em cada item de um convite formal, para sua adaptação à natureza dos eventos, a certas peculiaridades de um ou outro caso, ou ainda para lhe conferir uma maior ou menor formalidade. O mesmo sucede com o preenchimento do envelope que levará o convite.
avatar
Bressan

Número de Mensagens : 156
Idade : 28
Data de inscrição : 28/11/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum