Você quer ser um redator?
Página 1 de 1
Você quer ser um redator?
A redação publicitária é diferente das outras. É uma especialização. O redator publicitário tem que ser muito criativo, pois vai tirar da cabeça as idéias que vão motivar as pessoas a aceitarem esse ou aquele produto ou ideologia. Portanto, ele não vai apenas redigir, slogans, textos de anúncios, roteiros de comerciais de TV etc, vai, sobretudo, criar.
Se você quer ser um redator publicitário, o primeiro passo é reciclar os seus conhecimentos de português. Necessariamente não precisa ser professor da matéria porque os revisores (nas grandes agências) cuidam dos tropeços lingüísticos para que os redatores fiquem mais tranqüilos e deixem fluir a imaginação sem outras preocupações. Nas agências sem revisores é tudo muito diferente. Nesse caso, o redator tem que se preocupar com o português e o seu raciocínio é muito prejudicado porque ele tem que pensar em duas direções completamente diferentes, uma cheia de regras complexas e outra, onde a criatividade é a regra mais importante.
É muito comum encontrarmos erros em grandes jornais e revistas. A maioria por descuido de revisão. No entanto, devemos fazer tudo para que o nosso texto seja absolutamente correto e para isso devemos nos munir de gramáticas, dicionários e tudo que possa nos auxiliar. Não confie muito nas correções ortográficas dos editores de texto como o "Word". Elas tiram algumas dúvidas, mas, às vezes, acrescentam outras. Além disso, a facilidade de apagar, inserir ou trocar palavras, linhas de texto ou até mesmo um período inteiro, permite uma margem maior de erros do que quando se escreve à mão ou, no velho estilo, com a máquina de escrever. Em princípio, ninguém é infalível, porém, a obrigação do redator é redigir corretamente.
Se você quer ser um redator publicitário, o primeiro passo é reciclar os seus conhecimentos de português. Necessariamente não precisa ser professor da matéria porque os revisores (nas grandes agências) cuidam dos tropeços lingüísticos para que os redatores fiquem mais tranqüilos e deixem fluir a imaginação sem outras preocupações. Nas agências sem revisores é tudo muito diferente. Nesse caso, o redator tem que se preocupar com o português e o seu raciocínio é muito prejudicado porque ele tem que pensar em duas direções completamente diferentes, uma cheia de regras complexas e outra, onde a criatividade é a regra mais importante.
É muito comum encontrarmos erros em grandes jornais e revistas. A maioria por descuido de revisão. No entanto, devemos fazer tudo para que o nosso texto seja absolutamente correto e para isso devemos nos munir de gramáticas, dicionários e tudo que possa nos auxiliar. Não confie muito nas correções ortográficas dos editores de texto como o "Word". Elas tiram algumas dúvidas, mas, às vezes, acrescentam outras. Além disso, a facilidade de apagar, inserir ou trocar palavras, linhas de texto ou até mesmo um período inteiro, permite uma margem maior de erros do que quando se escreve à mão ou, no velho estilo, com a máquina de escrever. Em princípio, ninguém é infalível, porém, a obrigação do redator é redigir corretamente.
Bressan- Número de Mensagens : 156
Idade : 35
Data de inscrição : 28/11/2008
Tópicos semelhantes
» Você clica?
» Então deixa eu ver se eu entendi...
» Você acha importante?
» Importância do Treinamento de Vendas
» Você compra o que está na moda?
» Então deixa eu ver se eu entendi...
» Você acha importante?
» Importância do Treinamento de Vendas
» Você compra o que está na moda?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos