Manual da marca = Frescura ou necessidade? Somente para empresas grandes ou para pequenas também ?

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Manual da marca = Frescura ou necessidade? Somente para empresas grandes ou para pequenas também ?

Mensagem  juniorsilva em Ter Out 28, 2008 7:00 pm

Já lí algo sobre, mas sempre achei um exagero.

Vale a pena realmente investir tempo e dedicação em um manual da marca?

juniorsilva

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Manual de Marca (Manual de Identidade Visual)

Mensagem  Ligy_C em Sex Nov 14, 2008 9:08 am

Manual de Marca (Manual de Identidade Visual) tem como objetivo orientar o profissional envolvido na produção e na aplicação da identidade visual da empresa. Ou seja, é um guia para correta aplicação do logotipo. Nele estão expostos os conceitos para criar uma normatização de escala cromática, fontes gráficas, dimensões. Este guia procura delimitar os limites em que o logo pode ser inserido. Sem o Manual de Marca o logotipo fica sem referência, podendo perder sua característica caso seja aplicada de uma forma que a altere.


Vantagens de possuir o manual de identidade visual

Aplicação
O manual mostra a correta aplicação do logo com a definição de cores e tamanhos que o logotipo pode possuir como também os possíveis erros de aplicação.

Agilidade
Seguindo as normas do manual fica fácil para a empresa realizar alterações no seu logo como escala cromática e aplicações de fundo.

Economia
Por descrever cada elemento criado o manual, você evita erros seja na impressão ou na aplicação do logo economizando tempo e dinheiro.


Conteúdo do manual de identidade visual (esta é só uma base do que deve conter em um manual, isso não é regra)

Conceito do logotipo
No manual é incluído todo conceito da criação do logotipo, como por exemplo por que certas cores foram usadas como também o significado dos símbolos utilizados. O conceito analisa cada elemento do logo e expõe seu significado. Conhecendo a idéia por trás do logo a empresa passa a conhecer mais a si mesma podendo expor sua imagem para seu público alvo e ser compreendida.

Escala cromática
No manual é definida a escala cromática do logotipo, está escala auxila a divulgação do logotipo em diversos meios de comunicação seja ele digital (internet e vídeo) ou impressão. Com uma escala definida fica fácil para a gráfica garantir uma fidelidade na impressão. As escalas são coloridas, monocromático, preto e branco e em tons de cinza.

Sobre fundos coloridos
O logotipo aceita diversas aplicações de cores de fundo, porém para manter a legibilidade do logo em um fundo colorido é necessário um estudo cromático das cores. Este estudo é feito no manual que delimita as cores que a logo pode ser inserida sem perder seu foco visual.

Tipologia
O manual exemplifica o uso das fontes gráficas utilizadas no logotipo, mostrando todo o alfabeto e números da fonte utilizada no logo. Com a escolha de uma fonte única garante-se uma fidelidade na marca, valorizando o nome da empresa.

Margem
O uso da margem define um espaço garantindo que outros elementos gráficos não interfiram no logotipo, está separação é de importância para preservar e valorizar a logo quando inserida em textos e ao redor de outras imagens.

Limite de redução
Toda logo possui um limite de redução para manter sua fácil leitura, para isso é definido o limite de redução em milímetros (mm) ou centímetros (cm) que auxilia na ampliação do logotipo.

Malha construtiva
Para aplicações manuais a logo é subdividida em quadrados, que devem ser seguidos como referência quando a logo for ampliada em outras superfícies como pinturas em veículos, aplicações em estampas, pinturas em geral, outdoors ou qualquer outro veiculo de comunicação.

Materiais de divulgação
A vantagem em possuir o manual de identidade visual de sua empresa é ter os modelos de divulgação de sua marca seguindo todo conceito criado para o logotipo. Com a criação de materiais de divulgação como cartão de visita e papelaria é mais fácil promover sua empresa, pois com a inserção da logo sua empresa será vista ampliando sua comunicação e possibilitando conhecer novos clientes e negócios.


Abaixo estão listados os materiais criados presentes no manual de identidade visual:

Cartão de visita
A criação do cartão de visita segue o estilo visual criado para o logotipo dando ênfase na harmonia entre o texto do cartão com a imagem proposta para a empresa. Para isso é feito a escolha das cores dos elementos do cartão e tipo do papel em que será impresso. No cartão de visita é inserido nome e dados para contato como: telefone, site, e-mail e endereço com as dimensões de 5 x 9 cm. Para estes dados é utilizado a fonte institucional definida no manual.

Papelaria
São criados os principais materiais de papelaria como papel timbrado, bloco de notas, envelope, pasta e carta. Sendo que em cada um é inserido o logo como também os dados de contato da empresa. A criação destes materiais visa manter a característica da marca em cada material como posição dos elementos, cores e fontes gráficas criando um bom design com baixo custo de impressão.

Vestuário e identificação
A camiseta e boné são fortes veículos de comunicação, assim para criação destes materiais buscamos inserir a identidade visual estabelecida para a empresa para que possa ser vista e lembrada. Tanto a camiseta e o boné apresentam o logotipo; como também informações adicionais da empresa. Para a identificação há o crachá, seu design busca facilitar a identificação de cada membro da empresa inserindo espaço para foto, nome e cargo com as medidas de 54 x 86 mm (padrão internacional).

Informática
Uma assinatura de e-mail é uma imagem que é inserida no final da mensagem, no geral nesta assinatura é inserida no logotipo e também toda forma de comunicação da empresa como telefone e endereço. A assinatura é criada no formato JPEG ou GIF é pode ser utilizada em qualquer gerenciador de e-mail pela internet ou software como Outlook. Já o papel de parede é utilizado como plano de fundo no computador seu formato JPEG garante uma alta qualidade visual nas resoluções de 800×600, 1024×768 e 1280X1024.

Material promocional
Nestes elementos são inseridos o logo da empresa como também o telefone de contato, O posicionamento do logo deve ganhar destaque sempre valorizando o nome da empresa. Para uma correta uniformidade visual tanto a caneta como a régua, seguem a escala cromática do logo para compor as cores. O outro elemento o adesivo pode apresentar diversas dimensões como também seu fundo pode ser transparente ou branco sempre de acordo com a identidade visual estabelecida para a marca.


Fonte: http://www.ifd.com.br/blog/2008
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