Como escrever um Press Release?

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Como escrever um Press Release?

Mensagem  Sandra em Qua Nov 05, 2008 2:44 pm

Um Press Release, ou seja, um comunicado de imprensa, também conhecido como News Release, é simplesmente uma declaração por escrito distribuído aos meios de comunicação social. Eles podem anunciar uma série de novidades: eventos agendados, promoções, prêmios recebidos, notícias sobre produtos e serviços, novas parcerias importantes, etc. É uma ferramenta fundamental do trabalho PR, que qualquer pessoa pode usar.

Passos para escrever seu Press Release

1. O título

O título, ou seja, a primeira frase agarra o leitor e diz quem, o que, quando, onde, porquê e como. Em seguida, preencha as próximas 1-2 frases para expandir o título.
> O título do Press Release deve ser breve, claro e direto ao ponto. Use os títulos e subtítulos do seu Press Release como versões compactas de todo o conteúdo do Press Release.
> Geralmente, títulos de um Press Release devem ter o estilo de uma notícia ou de um anuncio, com o fim de atrair leitores e jornalistas. Pode descrever a última conquista de uma organização, um novo evento, um novo produto ou serviço. Por exemplo, "Empresa XYZ anuncia Parceria estratégica com Empresa ABC"
> Títulos são escritos em negrito e são tipicamente muito maiores em tamanho do que o texto do Press Release. Os títulos incluem o uso de tempo presente, sem usar "um (a)" e "a"/"o", bem como formas do verbo "ser" em certos contextos.


2. O Press Release

O Press Release deve ser escrito como você quer que ele apareça em uma notícia de um jornal.

> Comece com a data e cidade para a qual o Press Release é originado (por exemplo: 6 de abril 2008, São Paulo -)
> O Press Release deve ser compacto. Evite usar longas frases e parágrafos. Evite repetições e uso extenso de gramática.
> Um primeiro parágrafo (duas a três frases) deve ser um resumo do Press Release e o resto deve ser mais detalhado. Nem jornalistas nem outros leitores iriam ler todo o Press Release, se o início do artigo, não gera interesse.
> Lida com fatos reais - eventos, produtos, serviços, pessoas, alvos, objetivos, planos, projetos. Tente fazer o máximo uso destes fatos reais. Um método simples para escrever um Press Release eficaz é fazer uma lista dos seguintes itens:


3. Informe os 5 itens:

Quem, o que, quando, onde, porquê e como. Em seguida, considere os seguintes pontos.
> Qual é a notícia?
> Por que isso é notícia?
> As pessoas, produtos, itens, datas e outros aspectos relacionados com a notícia.
> O objetivo da notícia.
> Sua empresa - a fonte desta notícia.
- Agora, baseado nestes pontos, tente construir parágrafos e organizá-los seqüencialmente: O título > o resumo da notícia > evento ou realizações > produto > pessoas > novamente o resumo que finaliza o Press Release > a empresa.
- O tamanho de um Press Release deve ser aprox. uma página e máximo duas ou três páginas.
- O mais você consegue atrair o leitor com seu Press Release, maiores as probabilidades de ser selecionado. Descubra o que pode atrair um leitor.


4. Inclui informações sobre a empresa

Quando um jornalista recebe seu Press Release, ele / ela logicamente quer mencionar a empresa na notícia. Jornalistas podem obter as informações sobre a empresa nesta seção.

> O título da seção deve ser - Sobre EMPRESA_XYZ
> Após o título, use um parágrafo ou dois para descrever sua empresa com 5 / 6 linhas cada. O texto deve descrever sua empresa, o seu ramo de negócio e a política da empresa. Muitas empresas já têm um brochuras profissionais, apresentações, planos de negócio, etc - este texto introdutório pode ser colocado aqui.
> Ao final desta seção, informe o endereço do seu site. O link deve ser o URL completo, por exemplo: http://www.site-da-sua-empresa.com.br. As empresas que mantenham uma página separada para mídia em seus sites devem usar este URL aqui. A página de mídia normalmente tem informações de contato e Media Kits/Press Kits.


5. Junte as seções

Fornece alguns links adicionais que se referem a seu Press Release ou finaliza seu Press Release com as informações de contato.


6. Adicione informações de contato

Se o seu Press Release realmente seria considerado para publicação, jornalistas talvez vão querer mais informações.
- Se possível, você pode informar os contatos de uma pessoa responsável para contato direto.
- Caso contrário, você deve informar os detalhes do seu departamento MEDIA / PR na seção CONTATO. Se você não tem uma equipe dedicada para esta função, terá de nomear alguém que irá funcionar como uma ligação entre a media e sua empresa.
- Os dados de contatos devem ser limitados e específicos para o seu Press Release. Os dados devem incluir:

> O nome oficial da empresa
> Departamento Media/PR e nome da pessoa para contato
> Endereço comercial
> Números de telefone/Fax
> Disponibilidade de horários
> Endereços E-mail
> Endereço do Website
> Sinal do fim do Press Release com três símbolos #, centrada diretamente por baixo da última linha do Press Release.


Fonte: http://www.examehosting.com
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