Retorno: Valor investido x Brinde
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Retorno: Valor investido x Brinde
Alguém sabe como mensurar?
Afinal, vale ou não a pena distribuir brindes no mercado?
Afinal, vale ou não a pena distribuir brindes no mercado?
Fazenaro- Número de Mensagens : 24
Idade : 42
Data de inscrição : 09/10/2008
Re: Retorno: Valor investido x Brinde
Eu tenho uma teoria, se você calcula o retorno desse tipo de investimento com:
Lucro líquido/investimento = você obtem um possível valor para esse investimento em brindes, isso pode ser mensurável.
Ex. tive R$ 2000 de lucro líquido este mês, e investi R$ 500 em brindes promocionais, significa que obtive um retorno de 4% sobre o investimento. Por isso a necessidade de reduzir cada vez mais o custo de investimento, para aumentar esse percentual.
Agora não há como medir o impacto da propaganda na mente do público-alvo, a não ser que os brindes sejam de alguma utilidade, como chaveiros, camisetas (O que geralmente o pessoal usa de pijama), canecas, etc. você com certeza terá um resultado melhor e mais duradouro.
Lucro líquido/investimento = você obtem um possível valor para esse investimento em brindes, isso pode ser mensurável.
Ex. tive R$ 2000 de lucro líquido este mês, e investi R$ 500 em brindes promocionais, significa que obtive um retorno de 4% sobre o investimento. Por isso a necessidade de reduzir cada vez mais o custo de investimento, para aumentar esse percentual.
Agora não há como medir o impacto da propaganda na mente do público-alvo, a não ser que os brindes sejam de alguma utilidade, como chaveiros, camisetas (O que geralmente o pessoal usa de pijama), canecas, etc. você com certeza terá um resultado melhor e mais duradouro.
dbugim- Número de Mensagens : 6
Idade : 41
Data de inscrição : 14/10/2008
Público Controle x Público afetado
Para medir o retorno de qualquer campanha de marketing, nada melhor do que usar uma amostra de controle e uma amostra que foi afetada pela campanha. Você compara as duas após ter sido realizada a campanha de marketing e vê as diferenças de vendas ou de resultados das duas amostras.
Exemplo: Você pega a foto atual de vendas de seu produto de uma região A e de uma região B.
Sendo que as duas regiões tem que ter comportamento de compra e público similares.
Faz a distribuição de brindes somente na região A. E após um tempo X você :
1 - Analisa qual foi o aumento ou a redução de vendas na região B(Não teve distribuição de brindes)
2 - Desconto o resultado da região A
3 - Analise o valor resultante de 2 . Você aí sim terá saldo positivo ou negativo que poderá lhe dizer mais fielmente o resultado de sua ação de marketing.
Espero ter ajudado.
Essa eu aprendi em um projeto que fiz de um Gerenciador de Campanhas de Marketing no banco Ibi!!!
Abraço
Tiago
Exemplo: Você pega a foto atual de vendas de seu produto de uma região A e de uma região B.
Sendo que as duas regiões tem que ter comportamento de compra e público similares.
Faz a distribuição de brindes somente na região A. E após um tempo X você :
1 - Analisa qual foi o aumento ou a redução de vendas na região B(Não teve distribuição de brindes)
2 - Desconto o resultado da região A
3 - Analise o valor resultante de 2 . Você aí sim terá saldo positivo ou negativo que poderá lhe dizer mais fielmente o resultado de sua ação de marketing.
Espero ter ajudado.
Essa eu aprendi em um projeto que fiz de um Gerenciador de Campanhas de Marketing no banco Ibi!!!
Abraço
Tiago
tiagovc- Número de Mensagens : 43
Idade : 41
Data de inscrição : 10/10/2008
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