GUIA DA COMUNICAÇÃO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas para escrita de textos acadêmicos

2 participantes

Ir para baixo

Dicas para escrita de textos acadêmicos Empty Dicas para escrita de textos acadêmicos

Mensagem  LucianaY Ter Out 21, 2008 4:10 pm

Li essas dicas para escrita de textos acadêmicos em um site e achei super interessante.


Cada forma de comunicação tem suas regras próprias que visam a otimisar a comunicação. Por exemplo, um panfleto publicitário não se redige no mesmo estilo que um artigo de jornal que tem um estilo diferente de um conto infantil. Textos científicos têm tambêm suas regras, impostas pelo seu objetivo principal: comunicar resultados de interesse a uma comunidade científica.

Esse pequeno ensaio apresenta (sem ordem específica) umas dicas no sentido de facilitar a leigos a escrita de texto científicos. No entanto, deve se lembrar que escrever um texto num estilo dado é uma longa aprendizagem com muitas tentatívas e erros e que vai além dessas poucas regras.

1- Usar a forma impessoal
Um texto científico quer ser independente da opinião do(s) seu(s) autor(es) e unicamente baseado em fatos (ver item 6). Para isso se adopta uma formulação onde, em teoria, o(s) autor(es) não aparece(m). A forma usual para isso em português é a forma impessoal.

Nota: A forma usual para "esconder" o(s) autor(es) em inglês é o "nós" (we), mas não deve ser usada em português, sendo preferido a forma impessoal.

Por exemplo não escrever "coletamos dados sobre ..." ou "iremos propor ..." mas escrever "foram coletados dados sobre ..." e "será proposto ..."

2- Não abusar de adjetivos e superlativos
Um texto científico quer apresentar fatos e dados objetivos. A princípio, ele não tenta "vender" uma solução. Por isso adjetivos devem ser usados com parcimonia e superlativos evitados.

Por exemplo evitar expressões como "o maior problema", "solução perfeita", "a ferramenta ideal", "um ótimo desempenho", etc. Esses expressões são muito usadas em panfletos publicitários por exemplo. Por encontrar eles com frequência na vida cotidiana, nós acustumamos a relativisar seu significado. Porêm, num texto científico, cada palavra deveria ser tomada ao pê da letra e não se poderia dizer que alguma coisa é perfeita ou a maior, se ela não for realmente perfeita ou a maior de todas.

Por isso, deve se usar expressões mais realistas como "um dos maiores problemas", "uma boa solução", "uma ferramenta adequada", "um bom desempenho ", etc. (ver item 6)

3- Destacar claramente o problema abordado
A pesquisa tenta solucionar problemas. Sem identificação clara do problema, não tem como julgar da qualidade da solução.

Nota: O problema apresentado deve ser geral porque ninguem se interessa para o problema pessoal do(s) autor(es) mas sim para seus próprios problemas. Ou seja, o(s) autor(es) deve(m) generalisar o problema para que o leitor possa identificar uma contribuição de interesse para ele.

Por exemplo escrever um parágrafo curto começando com "O problema abordado nesse trabalho é ..."

4- Ser honesto
Não tentar esconder fatos contrários ou problemas ocorridos. Pesquisadores entendem que pesquisa é um trabalho de formiga que progride por pequenos passos. Uma pequena contribuição apresentada honestamente é melhor que uma solução maravilhosa mas maquilhada. É possível avançar a partir de uma pequena contribuição bem apresentada, enquanto uma solução maquilhada só leva para becos sem saidas. Não se trata de vender a solução (e não se ganha dinheiro com uma publicação), mas de tentar apresentar sua contribuição.

Os problemas encontrados devem ser apresentado honestamente para permitir que o leitor avalie a qualidade da proposta e caso julga ela interessante conheça as pedras no caminho.

5- Saber reconhecer (e destacar) a contribuição
A contribuição pode ser pequena, mas se não for identificada claramente pelo(s) seu(s) autor(es), certamente não será entendida pelos leitores.

As contribuições podem ser de várias formas nem sempre sendo a criação de uma nova tecnologia, por exemplo:

Coleta de dados concretos sobre a realidade de um fenômeno no Brasil ou no DF ou em Brasília (qual é o custo médio, qual é a importância do fenômeno, ocorre muito ou pouco, é grave ou benigno, quais são os vários tipos observados e com que frequência, etc.)
Relatos de experiência generalizáveis
Problemas novos, por exemplo relacionados à utilização de uma nova tecnologia (cuidado que uma tecnologia nova para um autor não é necessáriamente nova para o resto da comunidade)
A contribuição deve ser relacionada ao problema exposto(item 3) por exemplo o problema pode ser a falta de informações confiáveis sobre um fenômeno.

6- Embasear as afirmações
Para ser credível, um texto científico deve se embasear em "provas" reconhecidas. São aceitos dois tipos de "provas": (i) referência de um outro artigo científico publicado num congresso ou uma revista com comitê de avaliação; (ii) dados concretos obtidos pelo(s) autor(es) e apresentados no texto com a maior clareza e objetividade possível.

No caso (i), se assume que textos científicos publicados são digno de confiância porque antes de serem aceitos no congresso ou na revista, foram avaliados por pesquisador que validaram sua qualidade. No caso (ii), se assume que o(s) autor(es) é(são) honestos (item 4) e que os dados apresentados refletem a realidade.

A partir dessas bases, o(s) autor(es) pode(m) fazer sua contribuição (tirar novas conclusões dos dados, propor uma nova solução e validar ela com os dados, etc.)

Esse ponto é relacionado ao item 2 sobre superlativos. Não se poderia dizer, por exemplo, que um problema é "o maior problema das empresas" sem provar que realmente é o maior, que seja a partir de dados concretos, ou a partir de outras publicações.

7- Apresentar o contexto
Apesar de todos os esforços é imposível fazer uma contribuição relevante que seja aplicada em todos os casos. Por isso, é importante tentar especificar o melhor possível, o contexto exato de aplicação da solução ou de experimentação, ou de levantamento dos dados. Isso permite ao leitor saber se o trabalho pode se aplicar a seu caso próprio e como. Essa parte é normalemente difícil porque é difícil imaginar todas as condições de aplicações que leitores desconhecidos podem ter.

(relacionado aos itens 3, 4, e 5)


flower Luciana

Fonte: http://www.ucb.br
LucianaY
LucianaY

Número de Mensagens : 10
Idade : 49
Data de inscrição : 18/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para escrita de textos acadêmicos Empty Re: Dicas para escrita de textos acadêmicos

Mensagem  Ligy_C Qui Out 23, 2008 8:51 am

LucianaY,

bem legal essas dicas!


Ligy
Ligy_C
Ligy_C

Número de Mensagens : 12
Idade : 54
Data de inscrição : 13/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos